Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Produção belga em queda

<p>Produção de suínos, aves e grãos da Bélgica registra queda comparada ao ano passado.</p>

O número de fazendas suinícolas diminuiu cerca de 8% durante o último ano na Bélgica, informou o departamento de Indicativos Econômicos do Ministério belga.

A análise foi feita em todas as áreas agrícolas da Bélgica. O número de suinoculturas caiu de 6.553 para 6.031. Em Flanders, onde estão localizadas a maior parte das criações de suínos, o decréscimo foi de 7,8% e em Wallonia, a queda foi de 9%.

Apesar da queda, o número de animais criados em cada exploração aumentou 0,7%, ou seja 6,3 milhões, em Flanders. As quedas estão associadas ao alto número de abatedouros e queda de suínos reprodutores.

Agronegócio  – O número total de operações agrícolas sofreu queda de 3,9%, segundo a pesquisa. Em Flanders, as negociações diminuíram -4% e em Wallonia -3,7%. Os empregos nas áreas rurais também sofreram queda de 3,4%.

Grãos – No ano passado, a produção de grãos cresceu 10,1%, porém, nessa safra, é estimada uma queda de 4,7%. Os resultados variam de acordo com o tipo do grão. Em contraste com o trigo, a cevada continua mais forte.

Frango – O número de produtores avícolas caiu 0,6% nos últimos 12 meses, de 32,5 para 32,3 milhões. O total da produção de pintinhos cresceu 4,5, para 12 milhões, mas o número de fangos de corte caiu na mesma proporção para 19,2 milhões. A maioria das aviculturas são encontradas em Flanders, com 27,1 milhões de animais. Em Wallonia são encontrados cerca de 5,2 milhões de frangos.

* Tradução Avicultura e Suinocultura Industrial