Espera-se que a produção doméstica de carne suína atinja 925.000 toneladas este ano, já que a peste suína africana (PSA) continua a se espalhar por Filipinas, disse o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O Serviço Agrícola Estrangeiro do USDA cortou sua previsão de produção de carne suína de 975.000 toneladas anteriormente, citando que a doença “continua a se propagar em novas províncias na região de Visayas Central e Ocidental, incluindo Negros Occidental, Negros Oriental e Aklan”.
Visayas Central e Ocidental foram o primeiro e o terceiro maiores produtores de suínos no país no ano passado. Visayas Central também registrou a maior produção de carne suína de 40.541 toneladas no primeiro trimestre, seguida pelo norte de Mindanao, que produziu 38.820 toneladas.
O comércio teria caído 39% para 89.264 toneladas no primeiro trimestre, abaixo dos 145.785 toneladas do ano anterior. O USDA atribuiu isso aos altos estoques de passagem e disse que as importações devem aumentar nos próximos meses.
Com base nos dados da Autoridade de Estatística das Filipinas, o estoque de suínos do país totalizou 10,18 milhões de cabeças no primeiro trimestre, 4,2% a mais em relação ao ano anterior.
O USDA espera que a produção total de carne das Filipinas atinja 1,47 milhão de toneladas este ano.