A produção de carne suína na China alcançou 12,69 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2024, marcando um crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e o maior volume registrado para o trimestre em mais de uma década, conforme cálculos da Reuters com base em dados oficiais. Esse aumento é atribuído à expansão da criação de suínos em preparação para o consumo nas festividades de final de ano.
A produção no terceiro trimestre é comparável aos níveis de 2014, quando o país registrou 12,67 milhões de toneladas de carne suína. Embora o rebanho de fêmeas reprodutoras tenha mostrado crescimento até julho, começou a apresentar queda a partir desse mês, conforme relatado pelo Ministério da Agricultura da China.
Apesar das expectativas de que a recuperação econômica impulsionaria a demanda por carne, o consumo de suínos não tem acompanhado as previsões. Nos primeiros nove meses de 2024, a produção total de carne suína na China subiu 3,6%, atingindo 43,01 milhões de toneladas.
O rebanho nacional de suínos aumentou para 442,29 milhões no terceiro trimestre, contra 435,17 milhões no trimestre anterior. De acordo com a analista Rosa Wang, da Shanghai JC Intelligence Co Ltd, muitos criadores decidiram engordar os animais, aproveitando as margens de lucro positivas em agosto e setembro. Contudo, as margens começaram a cair no final do trimestre, e os preços futuros de suínos caíram 4,5% em outubro, devido ao excesso de oferta no mercado.
Fonte: Portal do Agronegócio/ porklatam/ reuters