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Meio Ambiente

Propaganda enganosa

Consumidores acreditam que sustentabilidade ambiental de empresas é apenas 'jogada de marketing', diz Joel Makower em seu livro.

Propaganda enganosa

Cada vez mais empresas e grandes corporações estão adotando práticas sustentáveis, não só como uma forma de melhorar seu impacto ambiental, mas também como uma forma de melhorar seus negócios. O problema, segundo o autor Joel Makower, é que eles estão “andando mais do que falando”.

“Isso é um problema porque não se é capaz de obter créditos pelo que estão fazendo, eles não são capazes de obter rentabilidade total para sua empresa ou indústria”, explicou Makower aos presentes durante sua palestra sobre práticas sustentáveis na alimentação durante a Worldwide Food Expo.

A sustentabilidade não é uma tendência, é mais do que um sinônimo para melhorar o ambiente, afirma Makower em seu livro “Estratégias para a economia verde”. A sustentabilidade, disse ele, é uma regra para as “gerações de ouro” transformarem o planeta e a sociedade tanto financeiramente quanto ambientalmente.

Há mais de três décadas, as empresas estavam começando iniciativas que visavam não causar danos adicionais ao meio ambiente. Como o movimento avança, as empresas começaram a pesquisar como eliminar o impacto, proporcionando benefícios à sua reputação e melhoria dos produtos. Hoje, elas estão determinando seu crescimento baseando-se em práticas sustentáveis, com uma plataforma para a inovação de produtos, serviços e novos modelos de negócio.

“Essa mudança que está acontecendo dentro das empresas é fundamental”, afirmou Makower.

Mudanças na comunicação – As empresas, no entanto, estão encontrando desafios para comunicar seus esforços aos consumidores que, em geral, acreditam que a responsabilidade para melhorar práticas de sustentabilidade recai no mundo dos negócios apenas para fins comerciais. Muitas vezes, as mensagens propostas nas campanhas publicitárias “soam mal”, disse Makower, citando como o exemplo os esforços da fabricante de jeans Levi Strauss & Co. Ele disse que a empresa não quer divulgar a iniciativa da utilização de 2% de algodão orgânico com medo do que as pessoas pensariam sobre os outros 98%.

Criar as mensagens corretas seria uma oportunidade para que as empresas pudessem medir a eficácia e a qualidade de seus produtos. As empresas, primeiramente, deveriam pensar quais são suas ‘pegadas ambientais’ e, em seguida, provar com dados as melhorias, afirmou Makower.

“Eu acredito que as empresas capazes de demonstrar que eles entendem o que estão fazendo pelo ponto de vista ambiental fizeram sua lição de casa”, disse ele.

* Tradução Avicultura e Suinocultura Industrial