Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Reconhecimento na Avicultura internacional: avanço global na produção 'Cage-free' é celebrado

Reconhecimento na Avicultura internacional: avanço global na produção 'Cage-free' é celebrado

A premiação Good Egg de 2024, realizada pela Compassion in World Farming, destacou pioneiros mundiais na produção de ovos Cage-free, reforçando a tendência crescente por sistemas de criação mais humanos. Com premiados em mercados desafiadores como Ásia e América Latina, o evento reconheceu 13 iniciativas que promovem alternativas à criação intensiva. Entre os vencedores, está a Happy Hens Farm, primeira empresa indiana a adotar práticas Cage-free, e a brasileira Planalto Ovos, reforçando o compromisso do país com práticas de bem-estar animal.

A Lidl, que mantém 100% dos ovos livres de “gaiolas” na Espanha desde 2019, foi um dos grandes destaques do setor de varejo europeu. Nos EUA, a holandesa Kipster recebeu reconhecimento pela expansão de seu modelo de produção de ovos neutros em carbono para o mercado norte-americano, integrando práticas sustentáveis como iluminação natural e estruturas de escalada para as aves, além do compromisso em eliminar o abate de pintinhos machos.

Outros premiados como a Ferrero, na Itália, e produtores da China e Japão, destacaram a forte adoção de práticas de bem-estar animal na criação de aves. Já no prêmio Good Chicken, que reconhece práticas humanitárias para frangos de corte, os cinco vencedores dos EUA, incluindo a LaBelle Patrimoine e a Applegate, vêm implementando o Better Chicken Commitment, compromisso que prevê melhorias no ambiente de criação e abate humanitário.

Expansão Global e Impacto Sustentável

Para a diretora global da Compassion, Dra. Tracey Jones, o alcance geográfico e a diversidade dos premiados são reflexo de uma mudança positiva em larga escala. A tendência por sistemas Cage-free indica que é possível aliar viabilidade econômica com práticas de bem-estar, impulsionando o setor avícola rumo a um futuro mais ético e sustentável.

Com uma ampla adesão de empresas na Ásia, Europa e Américas, a mensagem é clara: práticas de bem-estar animal ganham força nos mercados globais, e o desafio é agora apoiar essa transição através de políticas públicas que incentivem sistemas de produção mais humanos e sustentáveis.

Fonte e tradução: Poultry World