Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Redução de cota russa prejudica EUA

<p>Além das medidas para se tornar autossuficiente até 2012, Rússia agora leiloa 30% de suas cotas de importação de frango.</p>

“As reduções anunciadas pela Rússia para importação de aves e um sistema de leilão reflete “manobras políticas sazonais”, ou um sinal de mudança estrutural nos mercados de exportação do país. De qualquer maneira, não é um bom sinal para as exportações de frango americanas”, explica o analista da BMO Capital Markets, Ken Zaslow.

Segundo a imprensa, as cotas de importação de canrde de frango, suína e bovina vão mudar nos próximos três anos. Enquanto isso, a Rússia propôs a criação de um sistema para leiloar 30% de suas cotas.

O contingente de aves importadas em 2010 deverão chegar a 780.000 milhões toneladas, em comparação à 931.000 em 2009. Em 2012, as cotas para as aves serão ainda mais reduzidas, para 550.00 milhões de toneladas. As cotas de suínos serão reduzidas gradualmente para 450.000. A carne bovina, no entanto, deve manter 530.000 milhões de toneladas.

Zaslow disse que implicações para as empresas de frango americana seriam muito grandes. Os preços da coxa de frango poderia aumentar devido à crescente concorrência entre países como o Brasil e a China, bem como o a redução das exportações de frango para a Rússia.

“A questão, isso é uma manobra política por parte da Rússia, ou é sinal de mudança estrutural nos mercados de exportação russos?”, escreveu Zaslow. “Acreditamos que esse é um sinal negativo para as perspectivas de longo prazo para exportação de frango dos Estados Unidos para a Rússia. A Rússia continua tomando medidas para reduzir sua dependência dos EUA e tornar-se autossuficiente na produção de proteína”.

* Tradução Avicultura Industrial