Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Relação estreita

<p>Governo britânico quer aproximar as relações entre veterinários e produtores para garantir saúde e segurança alimentar.</p>

Os profissionais da área veterinária devem desempenhar um papel positivo para garantir a segurança alimentar, afirma um relatório do governo britânico. O Reino Unido quer estreitar as relações entre veterinários e a indústria agrícola.

Um relatório sobre conhecimentos veterinários na produção animal,  publicado pelo professor Philip Lowe, reúne estudos de um grupo do Defra, do Governo Escocês e Universidades veterinárias do Reino Unido.

Papel da Medicina Veterinária – O relatório constata uma crescente relação entre a medicina veterinária e os agricultores. Embora alguns agricultores ainda tenham receio devido à falta de qualificação ou profissionais recém-formados para tratar animais maiores, a tendência é considerar os serviços médicos uma ferramenta “reguladora” na produção.

As estatísticas mostram que um crescente número de veterinários está se especializando em criações mas, apenas 10% do serviço privado têm prática com esses animais. O relatório sulinha a necessidade urgente de superar esse serviço.

O professor Lowe analisa as formas que a profissão pode colocar em foco a agricultura para produção alimentar, com uma melhor preparação e formação dos jovens veterinários, bem como uma maior utilização de técnicos para realizar tarefas rotineiras, resultando em uma equipe que ofereça serviços diferenciais e flexíveis. “Este relatório mostra que grandes empresas não poderiam ter dado certo sem a cooperação dos veterinários e agricultores”, afirma Lowe. “Todos têm demonstrado interesse e minhas conversas com veterinários permitem dizer que o conhecimento em medicamentos favorecem a segurança alimentar”.

Olhando para o futuro – “É oportuno, tanto para os agricultores como para os veterinários, que se desempenhe um papel eficaz para garantir a segurança alimentar. As novas propostas do governo para partilhar os custos com a saúde animal representam oportunidades e desafios”, afirma.

“Minha recomendação é que a profissão aproveite a oportunidade para criar um Conselho de Desenvolvimento Veterinário”, que possa estabelecer profissionais de acordo com a necessidade do produtor e desenvolver um planejamento agrícola”, finaliza.

* Tradução Avicultura e Suinocultura Industrial