Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Restrições comerciais na Argentina afetam importação de presunto europeu

Os cobiçados presuntos importados estão na lista de produtos de carne de porco afetados por restrições.

Flag of Argentina — Image by © Royalty-Free/Corbis
Flag of Argentina — Image by © Royalty-Free/Corbis

 As restrições comerciais impostas pelo Governo argentino chegaram à gastronomia e incluem um dos pratos preferidos pelos amantes da boa mesa: os presuntos espanhóis e italianos.

Os cobiçados presuntos importados, que na Argentina são vendidos em lojas gourmet e restaurantes exclusivos, estão na lista de produtos de carne de porco afetados por restrições à importação elaborada pela Secretaria de Comércio, informou nesta quarta-feira o jornal ‘La Nación’.

O presunto é vendido na capital argentina a preços que rondam os 40 pesos (cerca de US$ 9) por 100 gramas.

Segundo estimativas oficiais, no ano passado a Argentina importou da Espanha 274 toneladas de presunto no valor de US$ 2,3 milhões, e 241 toneladas de presunto da Itália.

A política argentina de restrição de importações, que provocou protestos entre seus vizinhos do Mercosul (integrada além disso pelo Brasil, Uruguai e Paraguai) e entre seus parceiros comerciais, pretende proteger a produção interna e impulsionar o consumo de produtos nacionais.

As restrições afetam todos os setores, desde peças de automóvel até brinquedos, passando por roupas, calçados, produtos para bebês e inclusive remédios.