O Primeiro-Ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, declarou que o país deve diminuir sua dependência da importação de carne, alimentando o próprio mercado, e assumir um papel importante no mercado internacional. Ele afirmou que nos últimos tempos o preço da carne bovina aumentou quase três vezes, o que evidencia um crescimento muito sério. O premier observou que o país precisa criar uma indústria efetiva no setor, reduzindo, assim, a dependência das importações.
Dmitri Medvedev ainda destacou que a Rússia possui condições naturais muito boas para desenvolver a indústria de carne, e estas devem ser utilizadas. Os especialistas concordam, acreditando que a indústria russa possui boas oportunidades de aumentar sua produção de gado bovino.
Ao comentar o desenvolvimento da agricultura em geral, Medvedev disse que nos últimos anos a indústria tem recebido investimentos significativos e impulso para o desenvolvimento. Ao mesmo tempo, há algumas áreas que se encontram em pior situação, como é o caso da indústria bovina. O primeiro-ministro lembrou que o gado continua a diminuir na Rússia, embora não tão rapidamente como antes.