A Rússia está investindo bilhões de dólares para elevar a produção local de aves, buscando reduzir sua dependência de produto importado em um momento em que o consumo local está em alta.
A medida pode afetar diretamente os Estados Unidos, que possuem grandes cotas de exportação de carnes para a Rússia, mas também pode ser ruim para os brasileiros como a recém-criada Brasil Foods, já que a Rússia é um grande mercado importador.
A expansão da produção russa pode reduzir à metade a parcela dos importados no consumo de carne de frango da Rússia, exigindo que exportadores tradicionais ao país busquem alternativas.
Produtores de aves dos EUA mandaram para a Rússia quase um quarto do total de suas exportações no ano passado. Segurança alimentar é uma tendência geopolítica atual e vários países, do Oriente Médio à China, mantêm políticas nesse sentido.
“Estamos com o objetivo de reduzir para 10% ou 15% as importações”, disse Vladimir Fisinin, presidente da associação russa de criadores de aves. No ano passado, o país importou 36% do consumo total.
Viktor Subkov, vice-primeiro-ministro russo, vai além e projeta que o país pode atingir a autossuficiência em frango e suínos em meados de 2012. O consumo de frango está em alta na Rússia, já que a crise afetou a renda no país e consumidores migraram para carne de aves, pelo custo menor em relação à bovina.
A Rússia produziu 2,5 milhões de t de carne de aves no ano passado, 64% do consumo total. Em 2009, a meta é elevar em 550 mil t a produção combinada de aves e suínos.
O governo está emprestando um total em 2009 de US$ 2,23 bilhões para novas granjas e abatedouros e outros 2,29 bilhões para a conclusão de projetos já iniciados.
Algumas empresas, inclusive estrangeiras, já anunciaram planos de investir em aumento de produção avícola na Rússia, sozinhas ou por meio de aquisições de produtores locais.
O governo russo já indicou que pretende reduzir o tamanho das cotas de importação com tarifas reduzidas em concordância com o aumento da produção local, como meio de incentivar o aumento da oferta própria.