Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Rússia poderá duplicar importações de produtos agrícolas da Argentina

A Rússia poderá dobrar as importações de produtos agrícolas da Argentina, substituindo no mercado interno a carne proveniente dos EUA e da Europa

Rússia poderá duplicar importações de produtos agrícolas da Argentina

A Rússia poderá dobrar as importações de produtos agrícolas da Argentina, substituindo no mercado interno a carne proveniente dos EUA e da Europa, bem como a fruta (maçãs e peras), anunciou hoje o ministro da Agricultura, Nikolai Fedorov, fazendo balanço do seu encontro com o seu colega argentino, Carlos Casamiquela.

“As trocas comerciais com a Argentina no setor agrícola não ultrapassam 1 bilhão de dólares ao ano, sendo agora possível aumentá-las em 1,5 ou até 2 vezes”, frisou o ministro russo em entrevista ao canal televisivo Rossiya 24.

Além disso, na quarta-feira foi celebrado um memorando que estipula os termos de fornecimento de carne bovina argentina de alta qualidade. “O embargo nos privou de 60 mil toneladas desse produto de alta qualidade. Os serviços veterinários estão fazendo os possíveis para que esta questão seja resolvida à custa de importações da Argentina”.

Pelo mesmo motivo, o mercado russo é capaz de perder mais de um milhão de toneladas de maçãs e peras procedentes da União Europeia”, acrescentou. “Os argentinos dizem que nos podem fornecer 1 ou 2 milhões de toneladas desses produtos”, acrescentou Fedorov.

Quanto aos preços, assinalou que estes “deverão convir ao consumidor russo”.