O Serviço Veterinário Russo teme que focos da peste suína africana, que recentemente contaminaram territórios dos países vizinhos, entrem no país.
De acordo com os cientistas russos, a peste suína africana continua a ser uma das doenças mais perigosas do mundo para o setor, devido aos danos causados à indústria agrícolas e produtoras de carne.
Indústria da carne – “A peste suína africana é a doença mais perigosa para a indústria da carne de tdo o país”, afirma o Serviço Federal de Segurança Fitosanitária e Veterinária. “Isso significa não só a contaminação e a morte dos animais, mas também das granjas”.
A doença também pode se tornar uma ameaça para a União Europeia (UE), já que se suspeita que a principal fonte do vírus sejam os países bálticos, novo membros da UE.
Nos últimos anos, vários casos da doença foram registrados, embora não tenham resultado em nenhuma epidemia. Atualmente, a União Europeia teme que se repita a situação ocorrida na Geórgia no ano passado, quando a peste suína africana dizimou quase toda população de suínos do país.
* Tradução Suinocultura Industrial