O Ministro da Agricultura, Ingmar Jung, visitou o distrito de Rheingau-Taunus, no sábado, 13 de dezembro, para agradecer aos serviços de emergência envolvidos na luta contra a Peste Suína Africana (PSA). Durante a visita, Jung, acompanhado pelo administrador distrital Sandro Zehner e pelo prefeito de Eltville, Patrick Kunkel, acompanhou as operações de busca por carcaças de javalis infectados, com o apoio de cães e drones.
A primeira cerca tática foi erguida na quarta-feira, 10 de dezembro, logo após a descoberta de uma carcaça de javali infectada próxima ao Reno, entre Eltville-Erbach e Eltville-Hattenheim. A cerca, com uma voltagem de 7.000 volts, foi instalada para evitar a propagação da PSA para os vinhedos e florestas da região. Desde então, a área foi intensamente revistada e sete carcaças de javalis infectados foram encontradas, com mais testes ainda pendentes.
A zona de exclusão II, que impõe restrições à caça e à agricultura, foi expandida. Para proteger a área, está sendo construída uma cerca elétrica de aproximadamente 9 quilômetros de comprimento em colaboração com várias entidades locais e regionais. Além disso, outras cercas serão instaladas ao longo de 15 quilômetros ao longo do Reno, entre Geisenheim e Walluf, na próxima semana.
O Ministro Ingmar Jung destacou o trabalho conjunto das equipes de emergência, policiais, bombeiros locais e o DLRG, agradecendo o esforço coletivo no combate à PSA. Como medida preventiva, a recomendação é que o público permaneça nas trilhas e mantenha seus cães na coleira para evitar a dispersão de javalis, além de garantir que portões e passagens nas cercas sejam fechados após o uso.
Fonte: landwirtschaft. hessen.de