Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Setor avícola europeu cresce em produção e exportação com expectativas positivas para 2025

Setor avícola europeu cresce em produção e exportação com expectativas positivas para 2025

Estudos da Comissão Europeia e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostram que o setor avícola da Europa apresenta crescimento na produção e exportação de carne de aves em 2024. A produção aumentou 4% e as exportações subiram 3% em comparação a 2023 , com tendência de altas expectativas para 2025.

Um cenário mais favorável para a gripe aviária, custos reduzidos de ração e preços de rendimento mais altos impulsionaram o crescimento da produção em 2024, com alta de 4,7% no número de aves processadas no primeiro semestre. Quase todos os países da União Europeia registraram aumento na produção, exceto Holanda, Suécia e Lituânia. Polônia, Itália e Alemanha demonstraram expansão significativa, e a França liderou com mais de 15% de crescimento.

Além das exportações, o consumo de carne de aves na União Europeia também está em alta, projetando-se atingir 25,2 kg per capita em 2025, um aumento especial em relação ao ano 2000. O consumo de carne de frango está se aproximando do o consumo de carne suína, enquanto o consumo de carne bovina per capita deverá diminuir para 9,4 kg até 2025.

O crescimento da produção europeia de carne de aves, de 4%, está acima da média global, que deverá atingir 2% até 2025, totalizando um recorde de 104,9 milhões de toneladas. Além da Europa, China, EUA, Turquia, Brasil e México apresentam crescimento, impulsionados pela queda nos custos de ração e aumento da demanda.

As exportações globais de carne de aves devem atingir um recorde de 13,8 milhões de toneladas em 2025, com o Brasil liderando o crescimento no mercado externo devido ao acesso a mercados estratégicos e competitividade em custos de produção. A redução de restrições sanitárias na UE produzirá suas exportações, com o Reino Unido mantendo-se como o principal destino para as vendas europeias.

Fonte: Poultry World adaptado pela equipe Agrimídia.