Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Síria autossuficiente em carnes

O país quer ampliar sua produção de carnes e até virar exportador. Para ajudar o setor, o governo vai dar US$ 543 milhões em subsídios.

Síria autossuficiente em carnes

O governo da Síria pretende desenvolver o setor pecuário e de carnes devido aos recentes aumentos no custo destes produtos no mercado internacional. A decisão foi tomada devido à importância que os produtos agrícolas têm para a indústria local.

As metas para o ano agrícola que vai de 2009 a 2010 incluem a produção de 1,5 milhão de toneladas de leite bovino, 62 mil toneladas de carne, 750 mil toneladas de leite ovino, 184,6 mil toneladas de carne de carneiro e 23 mil toneladas de lã, alem de 105,9 mil toneladas de leite de cabra, 8,7 mil toneladas de carne de cabra e 1,5 mil toneladas de couro de cabra.

No setor de aves, o país pretende produzir quatro bilhões de ovos e 120 milhões de galinhas, além de 189 mil toneladas de carne de outras aves. Outras metas incluem a produção de 16,8 mil toneladas de peixe, 2,7 mil toneladas de mel e 118,4 mil toneladas de cera de abelha.

Segundo o diretor geral da Empresa Síria de Produção de Ração Animal, Ahmad al-Sheikh, sua organização vai ampliar os subsídios dados ao setor de produção de alimentos de origem animal para 25 bilhões de libras sírias por ano (US$ 543 milhões), além de aumentar o fornecimento de rações.

O plano agrícola do país prevê a auto-suficiência na produção de alimentos de origem animal e também a exportação do excedente, melhorando as condições de vida de produtores, desenvolvendo recursos e garantindo a sustentabilidade do país, além de fornecer insumos para a indústria.

Foram implementadas várias iniciativas e projetos para o desenvolvimento de recursos hídricos e para a terra, além da reestruturação do Ministério da Agricultura. O governo sírio também trabalhou na melhoria de técnicas agrícolas e da estratégia nacional para segurança alimentar. Foi também criado um plano para o marketing agrícola e de produtos de origem animal, agregando valor à produção agrícola do país. Na área financeira, foi desenvolvida uma estratégia para empréstimos agrícolas e seguros. Também foi melhorada a legislação do setor, além de desenvolvido um programa de consultoria agrícola.

Entre os principais produtos agrícolas da Síria, segundo o World Factbook da Central de Inteligência Americana (CIA), estão a carne bovina, carne de carneiro, ovos, frango e leite. O país também já exporta produtos no setor agrícola, entre eles carnes e animais vivos.