Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Sociedade Rural Argentina defende maior remuneração da UE para produtos locais

Sociedade Rural Argentina defende maior remuneração da UE para produtos locais

Durante a 80ª edição da Expo Rural Salta, no norte da Argentina, autoridades da Sociedade Rural Argentina (SRA), lideradas pelo presidente Nicolás Pino, ressaltaram a necessidade de a União Europeia (UE) pagar mais pelos produtos argentinos caso deseje impor novas condições comerciais. Pino afirmou que as exigências da UE são exageradas e que a SRA, em conjunto com a Mesa de Ligação e utilizando ferramentas como o VISEC, busca formas de garantir que essas imposições sejam justas.

Pino destacou que, apesar da participação em iniciativas relacionadas às exigências da UE, isso não significa que a SRA endosse novas barreiras não tarifárias impostas pela União Europeia. Desde 2021, a posição institucional da SRA tem sido contrária a essas imposições, que desconsideram as leis locais e ameaçam a soberania nacional. Essa postura foi apoiada pela Federação das Associações Rurais do Mercosul e pela Organização Mundial de Agricultores.

Além disso, o presidente da SRA abordou os desafios enfrentados pelo setor agrícola argentino, como seca, geadas, pragas, problemas de infraestrutura e conectividade. Durante o evento, Pino também destacou o esforço contínuo da Argentina para sanar os problemas econômicos causados por anos de desequilíbrio. A Expo Rural Salta contou ainda com a presença de diversas autoridades e produtores regionais, que participaram de atividades, palestras e reuniões para discutir as produções regionais e os desafios enfrentados pelo setor.