Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Suíno caro na China

Preço da carne suína atinge nível recorde na China, diz jornal. China Daily afirma que produto passou a custar 27,67 yuan/kg (US$ 4,30).

Suíno caro na China

Os preços dos suínos, um alimento básico na dieta chinesa, atingiram nova máxima na China neste mês, por causa da elevação dos custos de produção e da oferta apertada, de acordo com a mídia estatal. A explicação vem à tona em meio a preocupações persistentes com a inflação no país. A carne suína passou a custar 27,67 yuan/kg (US$ 4,30), mais do que o pico anterior de 26 yuan, estabelecido em 2008, segundo o jornal China Daily, que menciona o analista Feng Yonghui, do serviço de monitoração online do mercado de suínos Soozhu.com.

O custo do suíno vivo também aumentou para 18,57 yuan/kg no fim da semana passada, superando o recorde anterior, de 17,20 yuan/kg, registrado em abril de 2008.

“O preço vai continuar subindo até o fim do ano”, disse o economista Zhu Baoliang, do Centro de Informação do Estado, um instituto de pesquisa do governo, segundo o jornal.

Os preços do milho, que corresponde a cerca de 60% da ração dos suínos, atingiram um recorde em março, elevando os preços dos suínos nos meses seguintes, recordou Feng. Ele alertou que a elevação de preços dos suínos, que correspondem a 65% do consumo de carnes da China, ameaça puxar também os preços dos grãos e dos vegetais, conforme os consumidores buscarem alternativas à carne.

O governo pode tentar conter a alta liberando estoques, segundo Zhu. No entanto, os efeitos podem ser limitados, pois a falta de oferta é generalizada, depois que produtores abateram animais e diminuíram rebanhos no ano passado, por causa de preços baixos e de doenças.