Durante décadas, a proteína animal mais consumida no mundo foi a carne suína, mas recentemente foi superada pela de frango. Isso ocorreu, em parte, devido à epidemia de peste suína africana que dizimou grande parte da população de suínos da China. Apesar da recuperação, o episódio foi muito impactante nas propriedades menores ou famílias que tinham menor controle sanitário.
Este mamífero tem a maior capacidade de converter vários alimentos em proteínas de alta qualidade. Assim, em sistemas precários como o de famílias chinesas, eles são alimentados com lixo doméstico e restos de outros produtos associados aos grãos que são produzidos em cada local. Porém, devido à crise, grande parte dessa escala produtiva desapareceu, sendo substituída por modernos incubatórios de alta tecnologia.
Este processo foi semelhante em outras partes do mundo onde o pequeno fazendeiro europeu, americano ou estrangeiro morando na Europa os criou da mesma forma e conseguiu adiar o consumo de carne ao longo do ano fazendo linguiças, bacon, presuntos além de outros produtos in natura.
Hoje estamos diante de uma realidade diferente, onde os atributos de qualidade são cada vez mais necessários e abrangem tanto o produto final, quanto o processo industrial e o sistema produtivo. Além disso, aumentou a necessidade de demonstrar o que se diz fazer a partir de certificações e rastreabilidade.
Desde 1992, a população suína argentina quadruplicou de 1,8 para 7,7 milhões de cabeças; produção de 159 para 726 mil toneladas; enquanto o consumo per capita triplicou de 5,65 quilos para quase 17. Esse crescimento de 11 quilos equivale a 50% da queda no consumo de carne bovina no período, gerando a possibilidade de exportação dessa carne.
A taxa de conversão global de alimentos para cada quilo de carne produzida é de 3 para 1, ou seja, para as 850.000 toneladas vivas, foram consumidas 2.500.000 toneladas de alimentos acabados, onde 68% é milho, cerca de 1,7 milhão de toneladas, menos de 3% da safra de um ano sem seca, com apenas 4% de grãos contendo vitaminas e minerais, única fração parcialmente importada. Existe uma possibilidade enorme de dar valor ao milho, que é exportado para outros gerarem proteínas, etanol ou bioplásticos.
Existe uma relação de equilíbrio que é o valor de 5 quilos de milho mais 2 de soja que hoje está errada para os produtores, onde fazer malabarismos com os planos de soja I, II, III geram desequilíbrios complexos a serem absorvidos por todos os produtores que os utilizam como suprimentos.
A produção de matrizes e leitões deve ocorrer da forma mais sustentável, com uso racional de antibióticos e com bem-estar animal, instalações adequadas que permitam uma adequada circulação do ar, regulação da temperatura, tratamento de esterco e urina, disponibilidade de espaço para cada idade e estado dos animais são muito importantes enzimas, o uso de extratos de origem natural para evitar a emissão de amônia e metano, o uso de biodigestores e transformação em biofertilizantes ou bioenergia (biogás), cuidando da digestibilidade dos alimentos e controle de commodities (soja e milho) e controle de moscas e ratos por meio do manejo integral de pragas. Ao dizer eficiência, economia circular e sustentabilidade são palavras-chave.
Nisso, a Argentina também está trabalhando muito bem no uso de biológicos, substituindo outras moléculas sintéticas ou antibióticos, já que se utilizam extratos de alcachofra, beterraba ou alfarroba. “A produção de suínos é amiga do meio ambiente, da saúde humana e do bem-estar animal”.
A Argentina exporta 70% do milho que produz em grão. Isso, como indicado no recente congresso Maizar por Rodolfo Bongiovanni e Leticia Tuninetti do INTA e do INTI mediram que sua pegada de carbono produziu o valor mais baixo do mundo. Pela relevância da alimentação e pelas propostas de economia circular em que a produção está integrada, a carne suína tem a pegada de carbono baixa e este deve ser um argumento para que a exportação desta carne decole definitivamente.
Em um mundo complexo e com mudanças exponenciais, tanto a carne suína da Argentina quanto suas outras produções, têm uma enorme oportunidade se sua liderança for capaz de construir uma marca que associe seus produtos a sistemas de produção amigáveis ??ao meio ambiente e sociedade.