Na semana passada, a Suprema Corte dos EUA decidiu que a Proposta 12 da Califórnia pode continuar. A lei significa, em termos simples, que as porcas devem estar em baias de gestação de 24 pés quadrados para que sua carne suína fresca seja vendida na Califórnia.
A decisão não é uma vitória para um setor de suínos que está enfrentando dificuldades financeiras.
Já foram construídos ou reformados galpões de porcas para atender às regras da Prop. 12. As estimativas variam de 350 a 500.000 espaços para porcas. Não sabemos se isso atenderá à demanda de carne suína da Califórnia.
Um dos desafios da Prop. 12 não é apenas o custo da construção e dos equipamentos, mas também os resultados mais baixos da produção devido ao menor tamanho da ninhada, às taxas de parto e à maior mortalidade das porcas. Há prêmios sendo oferecidos para os suínos da Prop. 12, necessários para cobrir o aumento dos custos de produção.
As porcas Genesus com uma combinação de estrutura e temperamento têm uma vantagem em relação aos concorrentes na gestação em curral, ou seja, nos celeiros Prop 12.
Demanda de empacotadores
Na semana passada, tivemos várias conversas com produtores que nos disseram que os empacotadores estavam ligando à procura de suínos. Esse é um bom sinal de aumento da demanda. Um produtor nos disse que um empacotador ligou para ele, com o qual nunca faz negócios, procurando por porcos. Meu pai costumava dizer: “Quem está ligando para quem”. Ele sempre equiparava isso a um reflexo da direção do mercado.
Todos nós podemos ver que os preços do milho caíram, no ritmo em que estão caindo. O milho abaixo de US$ 5 por bushel estará acontecendo. Há muito milho no Brasil e a safra dos EUA está sendo plantada em tempo hábil, com as exportações de milho dos EUA continuando a enfraquecer (-36% no acumulado do ano). Custos mais baixos de ração seriam benéficos para o setor de suínos.
Liquidação
Parece ser uma realidade que a grande liquidação de porcas está em andamento. O baixo preço das porcas de descarte indica sua abundância. Esperamos que nos EUA 300.000 porcas sejam eliminadas. Se estiver correto, isso diminuirá a produção de suínos nos EUA em cerca de 6 milhões de cabeças por ano.
Esperamos uma liquidação de 50.000 porcas no Canadá, ou cerca de 1 milhão de suínos desaparecendo por ano.
Tudo isso favorece o aumento dos preços dos suínos no quarto trimestre até 2024.
Se a miséria ama o departamento de companhia
Relatórios da China indicam que 17 das 21 empresas públicas listadas perderam dinheiro no primeiro trimestre devido à produção de suínos. Wens 2,7 bilhões de RMB (US$ 385 milhões). New Hope 1,7 bilhão de RMB (US$ 242 milhões). Muyuan 1,2 bilhão de RMB (US$ 171 milhões). Zhengbang 1,2 bilhão de RMB (US$ 171 milhões). As três principais empresas registram perdas de pelo menos 400 RMB por habitante (US$ 57 por habitante). Algumas das principais empresas anunciaram planos para reduzir a produção de 6 a 9 milhões de suínos por ano (semelhante ao que se espera nos EUA).
Se considerarmos que US$ 57 é uma perda média por cabeça para todo o setor. A China comercializa cerca de 12 milhões de suínos por semana, o prejuízo seria de US$ 684 milhões por semana. Sem dúvida, está havendo liquidação de rebanho. As perdas na China se devem ao preço mais baixo do suíno, impulsionado por grandes volumes de suínos infectados com PSA despejados no mercado (todos os pesos são enviados). Esperamos que em algum momento de junho a julho o preço da China suba, já que menos suínos chegarão ao mercado. A China é o maior importador de carne suína do mundo. Menos carne suína na China levará a mais importações.
Demanda de carne suína
Temos escrito sobre nossa preocupação com a demanda e os preços da carne suína. Um leitor nos enviou a foto abaixo de presunto em um supermercado Hy-Vee. 49 centavos de dólar por libra-peso! Provavelmente, a 49 centavos de dólar, está chegando ao preço de ração de cachorro. Temos um problema real nesse setor quando usamos isso como referência.
Em nossa opinião, uma das melhores marcas do setor de carne suína dos EUA é a Johnsonville. Eles produzem apenas salsichas e somente salsichas de alta qualidade. Elas são vendidas por mais do que outras salsichas todos os dias. Eles anunciaram e desenvolveram uma marca e a respaldaram com uma qualidade consistente e previsível. Nas lojas, a salsicha Johnsonville custa US$ 4,99 a libra – o presunto custava 49 centavos a libra. A Johnsonville sabe o que importa, o GRANDE SABOR, e faz propaganda para transmitir a mensagem.
A Johnsonville tem isso. GOSTO. Quando é que nós, como setor, faremos as mudanças para espelhar o que a Johnsonville percebeu e lucrou ao criar uma marca e um produto que os consumidores querem e pelos quais pagam?
Presunto em uma mercearia Hy-Vee sendo vendido por 49 centavos de dólar por libra-peso.