Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Surto da doença de Newcastle confirmado em Santa Helena

Um surto da doença de Newcastle foi confirmado em Santa Helena.

Surto da doença de Newcastle confirmado em Santa Helena

Um surto da doença de Newcastle foi confirmado em Santa Helena. Esta é a primeira ocorrência da doença nesta ilha do atlântico sul, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Dois caos foram relatados. O primeiro surto afetou grupos de frangos de corte e matrizes. Nesse surto, 53 aves morreram e outras 75 foram sacrificadas. O outro surto ocorreu em um plantel de galinhas poedeiras de quintal, com 30 casos. Quinze aves morreram, enquanto outras 15 tiveram de ser sacrificadas.

A origem do foco de contaminação ainda não foi determinada, mas a OIE relatou que aves importadas aparecem como sendo o vetor mais provável.

Após testes laboratoriais positivos conduzidos pela Agência de Saúde Animal e Laboratórios Veterinários de Weybridge, no Reino Unido, autoridades implementaram medidas de controle. Essas medidas incluem quarentena, controle de movimento das aves dentro do país e desinfecção de instalações. Outras aves presentes na área devem ser vacinadas em resposta ao surto da doença de Newcastle. Um total de 1389 aves foram tratadas, de acordo com a OIE.

A Organização Mundial de Saúde Animal considera que os dois surtos em Santa Helena foram resolvidos, mas continuará apresentando relatórios de acompanhamento à doença de Newcastle.