Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

H5N1

Tailândia sem gripe aviária

<p>Autoridades negam surto da doença divulgado há poucas semanas. Porém, medidas de preocaução devem ser implementadas no país.</p>

A Tailândia informou que o caso gripe aviária no norte do país, divulgado recentemente, nunca existiu. Porém, mais medidas de precaução devem ser implementadas para evitar o seu aparecimento. As informações foram divulgadas por Preecha Somboonprasert, diretor geral do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário Tailandês.

Há poucas semanas, uma província do norte da Tailândia comunicou um surto de gripe aviária, com a cepa H5N1. Várias aves morreram. Entretanto, segundo as informações apuradas pelo site internacional World Poultry, o departamento de zoonoses da região recolheu algumas amostras das aves mortas e as enviaram para um escritório regional do Instituto Nacional de Saúde Animal, onde foram feitos exames. Segundo Somboonprasert, as aves não morreram por causa da influenza, mas sim, por causa da “mudança de estação”.

“Na região norte da Tailândia o clima de inverno chega muito de repente, logo, as aves não se ajustaram à mudança de temperatura, resultando em mortes”, Somboonprasert explicou.

O Departamento de Desenvolvimento Agropecuário Tailandês ainda não descobriu nenhum caso do H5N1 no país. Durante o inverno, a possibilidade de um surto aumenta,  mas medidas de precaução já foram implementadas. De 02 a 13 novembro, o Departamento ordenou a limpeza de áreas de risco em todo o país, informou o World Poultry.