Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo

Tempos difíceis para as empresas avícolas na Argentina - por Nuria Martínez Herráez

Sobre o tema, Nuria Martínez Herráez traça um panorama da realidade atual e destaca a brasileira BRF como grande investidora do mercado avícola argentino.

Flag of Argentina — Image by © Royalty-Free/Corbis
Flag of Argentina — Image by © Royalty-Free/Corbis

Algumas empresas argentinas, produtoras de frangos, tiveram problemas financeiros no ano passado, em grande parte devido à recessão econômica que atingiu o país em 2014. Existem diferenças sobre quanto tempo durará a recessão Argentina. Para o FMI, a economia vai cair na Argentina em 2015. Algumas organizações independentes indicam que a economia argentina não vai se recuperar até 2017.

Não é surpresa que o governo argentino não concorda com essas previsões, indicando que a economia nacional cresceu ligeiramente em 2014 e vai crescer ainda mais em 2015. Apesar das previsões, é claro que a avicultura argentina passa por problemas devido às condições econômicas negativas no país. Neste contexto, há várias notícias recentes sobre o futuro de alguns produtores de carne de frango.

Marcos Ligato, conhecido empresário, comprou a maioria das ações do Frigorifico Fepasa, da cidade de Concepcion del Uruguay, na província de Entre Rios. A unidade de processamento da Fepasa estava operando apenas sete horas por dia e a ideia é reativar a programação completa em um futuro próximo, de acordo Ligato. Os novos empresários já tomaram posse da empresa que iria a falência. Em 2014, a Fepasa foi o nono maior produtor de frango na Argentina, produzindo mais de 22 milhões de frangos por ano, de acordo com a Indústria Avícola. Atualmente, a Fepasa está trabalhando com cerca de 320 funcionários, quase metade dos 600 funcionários que tiveram antes de começarem os problemas financeiros. O caminho da Fepasa, que parecia estar fechado, agora pode se recuperar.

Para a empresa Rasic Hermanos a situação tem sido mais controversa, pelo menos na visão da mídia argentina. Rasic Hermanos, com sua marca reconhecida Cresta Roja, era o segundo maior produtor de frango no país em 2014, processando mais de 96 milhões de frangos por ano, de acordo com os dados da Industria Avicultura. Em 2014, a empresa entrou em falência,  e em março 2015, ameaçou fechar porque teria que remover 30% da força de trabalho. Desde então, de acordo com a imprensa Argentina, a empresa sobreviveu graças a ajuda do Governo de Buenos Aires. A controvérsia gira em torno do fato de que o governador da província, Daniel Scioli, quer ser presidente. A Rasic Hermanos tem 3.000 funcionários e deve cerca de 1.200 milhões de pesos. Recentemente, a justiça da província aprovou a “intervenção provincial” da empresa, que permite ao governo intervir por 120 dias na empresa.

De acordo com relatórios recentes na imprensa, embora não se sabe exatamente o quanto de ajuda a província deu à Rasic Hermanos (estimada em muito), foi anunciada uma contribuição de US $ 500 milhões para a alimentação balanceada e mais US $ 60 milhões em subsídios salariais. No entanto,  a situação econômica nacional colocou em perigo a segunda maior empresa avícola do País. Enquanto o futuro da Rasic Hermanos não está claro, a controvérsia provavelmente irá permanecer graças à política.

Enquanto isso, a BRF, mega agroindústria brasileira, lançou um plano de investimentos na Argentina de US $ 360 milhões. Um mês atrás, a BRF anunciou um investimento de US $ 20 milhões para desenvolver a sua marca Sadia na empresa avícola Avex, em Rio Cuarto, na província de Córdoba. Este primeiro investimento da BRF tem o objetivo de abastecer o mercado interno e consolidar uma plataforma de exportação, ainda visa à expansão da capacidade de produção e a aquisição de equipamentos para dobrar o abate de frangos de 80.000 para 160.000 e atender os mais altos padrões qualidade. A Avex é o sexto maior produtor de frango do País, produzindo mais de 32 milhões de frangos em 2014, de acordo Industria Avicultura. A BRF adquiriu a Avex BRF em 2011.  Artigo em espanhol AQUI

Nuria Martínez Herráez é Editora do site ElSítioAvicola.com .