A Agência Turca de Cooperação e Coordenação (TİKA) deu início ao “Projeto de Produção de Frangos de Corte Reprodutores” na Somália, com o objetivo de diminuir a dependência do país de carne de frango importada. Esse esforço faz parte de uma iniciativa maior, que começou em 2020, em parceria com a Faculdade de Agricultura da Anatólia da Universidade Zamzam, e inclui a construção de um galpão avícola e uma instalação de incubatório.
Em 2023, um Centro de Produção de Ração foi estabelecido na Faculdade de Agricultura da Universidade da Cidade, em Mogadíscio, como uma extensão do projeto anterior. Agora, o foco está na produção local de frangos de corte reprodutores, utilizando 5.900 ovos da raça doméstica Anadolu-T, trazidos da Turquia. Após a incubação e inspeções, os pintinhos são criados em aviários reprodutores.
O projeto também envolve capacitação técnica para estudantes e professores, preparando o setor para tornar a Somália autossuficiente na produção de carne de frango e impulsionar o desenvolvimento da pecuária local.
Essa iniciativa demonstra o compromisso da TİKA em apoiar o desenvolvimento agrícola sustentável e a segurança alimentar na Somália.
Fonte: Africa.com