Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biosseguridade

Uruguai inicia vacinação contra H5N1

Nesta primeira etapa, as galinhas poedeiras e reprodutoras serão vacinadas. País prevê a compra de 10 milhões de doses para um esquema de vacinação duplo

Uruguai inicia vacinação contra H5N1

Pouco antes da detecção do oitavo caso de gripe aviária em um cisne de pescoço negro na cidade de Penino Beach, em San José, o Ministro da Pecuária do Uruguai, Fernando Mattos, anunciou que “em vista da ameaça epidemiológica causada pela gripe aviária, o governo decidiu iniciar o processo de vacinação de acordo com a recomendação do comitê de vacinação”.

Nesta primeira etapa, as galinhas poedeiras e reprodutoras serão vacinadas. Para este fim, o MGAP já lançou um concurso para a compra de 10 milhões de doses, prevendo um esquema de vacinação duplo.

Para o oitavo surto, foram coletadas amostras e confirmada a presença de um novo surto de Gripe Aviária como causa da morte da ave. Imediatamente, o MGAP e o Ministério do Meio Ambiente aplicaram o protocolo correspondente a este tipo de casos. Ambos os Ministérios ordenaram medidas de vigilância na área, em um raio de até 5 quilômetros.

Este novo surto eleva para seis o número de departamentos onde a doença foi detectada (Canelones, Flores, Maldonado, Montevidéu, Tacuarembó e San José).