O secretário de Agricultura americano, Tom Vilsack e o representante comercial, Ron Kirk, elogiaram a lei de diretrizes orçamentárias para agricultura, proposta pelo presidente da Subcomissão de Agricultura da Câmara, o deputado Rosa DeLauro. O texto prevê um acordo fiscal sobre a utilização dos fundos do USDA em relação às potenciais importações de produtos avícolas da China em 2010.
O acordo permite que os fundos da USDA sejam utilizados para aplicar regras sanitárias para a importação de frango e produtos processados da China após a certificação do congresso.
O USDA trabalha com o deputado DeLauro para garantir a proteção do abastecimento alimentar do país seguindo princípios científicos, conforme previsto nas obrigações internacionais americanas. “Parabenizamos os conferencistas pelos esforços para chegar a um acordo que garante a segurança alimentar e saúde pública de acordo com as normas internacionais”, disse Vilsack. “O acordo lançado irá manter a segurança e atender a demanda de produtos, mostrando que os EUA apóia a ciência nas regras de negociação”.
“Estamos satisfeitos com os deputados, que foram capazes de chegar a esse acordo reconhecendo as preocupações com segurança alimentar”, afirmou Kirk.
De acordo com a lei norte-americana, frangos e produtos avícolas não podem ser importados de qualquer país a menos que a USDA aprove as normas de segurança alimentar, instalações e condições sanitárias que o país segue. Se o USDA determinar que o país cumpre as normar, ele permite a importação, porém, ainda sujeitas à inspeção na fronteira e outros requisitos.
* Tradução Avicultura Industrial