De acordo com previsões do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), no próximo ano o México se tornará o maior importador de aves no mundo, ultrapassando o Japão.
Expectativas afirmam que de 2013 a 2023, o México terá o maior aumento de produtos avícolas com origem estrangeira em seu território. Portanto, o país estará entre os maiores importadores do mundo, com um crescimento acumulado de 68,7%, na frente de China (44,7%), Arábia Saudita (27,4%), União Europeia (5,4%) e Japão (5,1%).
O México é o sexto maior produtor de carne de aves do mundo, com cerca de 3 milhões de toneladas, de acordo com a União Nacional dos Criadores de Aves do México (UMA). A carne de frango é a mais vendida no país e aproximadamente 12% é importada por Estados Unidos, Chile e Brasil.
Acredita-se, no entanto, que o consumo doméstico de produtos avícolas será maior do que a produção desse produto no país. Esse aumento de demanda acontece porque a carne de frango é uma das mais baratas proteínas do mercado mexicano.
O total de importações avícolas mexicanas deverão subir de 785 mil toneladas no ano passado para 830 mil em 2015 e posteriormente para mais de 1 milhão de toneladas em 2023, prevê o relatório do USDA.
As projeções da entidade norte-americana ainda mostram que aproximadamente um quarto do crescimento mundial de importações de frango na próxima década será proveniente do México.
De acordo com o relatório da USDA, em 2023, os Estados Unidos permanece como segundo maior exportador avícola no mundo, com 4,272 milhões de toneladas comercializadas no exterior, atrás do Brasil, que pode atingir o recorde de 4,867 milhões.
Com informações do site World Poultry.