Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Vacina contra H1N1 é usada em suínos

Vacina contra H1N1 descoberta por professor americano é utilizada em rebanho suíno contaminado com H1N1 em Indiana (EUA).

Vacina contra H1N1 é usada em suínos

A única vacina disponível contra o vírus H1N1 foi enviada para vacinar um rebanho infectado. Essa é a primeira vez que um rebanho diagnosticado com a gripe pandêmica será vacinado.

O professor de veterinária da Universidade Estadual de Iowa, Hank Harris, desenvolveu a vacina nesse verão e testou doses preventivas em produtores de suínos do Estado, Kansas e Illinois durante várias semanas.

As últimas vacinas foram enviadas para produtores de suínos de Indiana, que diagnosticaram H1N1 em seu rebanho. “Essa é a primeira vez que tivemos um diagnóstico confirmado e o agricultor quis vacinar seus animais”, disse Harris. “Nós mandamos cerca de 20.000 doses e outras 11.000 devem ser enviadas mais tarde”.

A vacinação de um rebanho que já tenha sido infectado deve ter algum efeito sobre o vírus, mas Harris não tem certeza de como. A vacina do professor foi revista e publicada recentemente no jornal online PLoS Current Influenza. “Não é incomum utilizar a vacinação no que chamamos de ‘a cara do vírus'”, ele disse. “Os produtores percebem que o vírus se espalha lentamente e querem vacinar todo o rebanho”.

Harris acredita que a vacinação em Indiana pode ser um exemplo para os produtores de outros países. “A partir do momento em que os animais ficarem doentes e tiverem o diagnóstico confirmado, mais agricultores podem querer vacinar”, ele disse.

O professor acredita que os suínos de Indiana adquiriram o vírus dos próprios trabalhadores. “É uma afirmação que, provavelmente, nunca saberemos ao certo. A história é que o vírus pode ser transmitido de pessoas para suínos facilmente”, conta.

A vacina está sendo fabricada pela Universidade de Iowa e pelas companhias do professor, Harrisvaccines, Inc. d/b/a SirrahBios, Inc.

* Tradução Suinocultura Industrial