Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Vacinas contra influenza aviária mostram-se promissoras em estudo comercial com poedeiras nos Países Baixos

Vacinas contra influenza aviária mostram-se promissoras em estudo comercial com poedeiras nos Países Baixos

Pesquisadores dos Países Baixos estão avaliando duas vacinas contra a influenza aviária altamente patogênica (GAAP) em poedeiras alojadas em ambiente comercial desde setembro de 2023. De acordo com a Wageningen University & Research (WUR), as vacinas têm se mostrado eficazes na proteção das aves oito semanas após a vacinação.

No estudo de campo, 1.800 galinhas poedeiras foram vacinadas e alojadas em duas granjas comerciais. Após oito semanas, algumas das aves vacinadas foram levadas para a WUR, onde foram infectadas com GAAP para testar a eficácia das vacinas. Os resultados indicaram que as vacinas são eficazes contra a GAAP.

O ensaio nessas duas explorações começou no quarto trimestre de 2023 e está previsto para terminar no terceiro trimestre de 2025. Ao longo do estudo, mais quatro grupos de aves serão infectados com GAAP para uma avaliação contínua da eficácia das vacinas.

“Nós examinamos a transmissão do vírus após a vacinação, bem como a taxa de sobrevivência, a excreção do vírus e a resposta imunológica. Com base nesses desempenhos, avaliamos a eficácia das vacinas”, explicou Evelien Germeraad, microbiologista veterinária da WUR.

“O fato de as vacinas funcionarem na prática é um passo muito importante para a vacinação em larga escala de aves contra a gripe aviária”, afirmou o Ministério da Agricultura holandês em comunicado.

O governo busca viabilizar a vacinação em larga escala de maneira responsável, considerando a saúde animal e pública, bem como o bem-estar animal, e minimizando quaisquer efeitos desfavoráveis no comércio.

A pesquisa está sendo conduzida pela WUR, pela organização de saúde animal Royal GD e pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht.

Mais pesquisas sobre vacinação

Em março de 2023, uma pesquisa da WUR descobriu que duas vacinas contra o Herpes Vírus da Turquia (HVT)-H5 foram eficazes contra GAAP em galinhas poedeiras em condições de laboratório. Ambas as vacinas demonstraram ser 100% eficazes na prevenção de doenças, mortalidade após infecção e propagação do vírus entre aves com GAAP.

Fonte: Watt Poultry