Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Zoológico de Viena sacrifica 20 pelicanos-crespos por surto de gripe aviária

Zoológico de Schönbrunn tinha uma das maiores colônias de pelicanos-crespos do mundo

Zoológico de Viena sacrifica 20 pelicanos-crespos por surto de gripe aviária

Zoológico de Viena sacrificou 20 pelicanos-crespos por surto de gripe aviária (Foto: Daniel Zupanc/Schoenbrunn Zoo via AP)O Zológico Schönbrunn de Viena sacrificou na última sexta-feira (10/03) seus 20 pelicanos-crespos por um surto de gripe aviária, depois de exames realizados quinta-feira apontarem que as aves testaram positivo para o vírus H5N8.

“De acordo com as autoridades e para cuidar do resto das aves do zoológico, tivemos que sacrificar hoje cedo todos os pelicanos”, informou o veterinário do zoo, Thomas Voracek, segundo recolhe a agência de notícias austríaca “APA”.

Na quarta-feira passada, o zoológico havia sacrificado o primeiro pelicano, que estava infectado com gripe aviária, enquanto os demais passaram por diferentes exames para comprovar se também tinham o vírus.

O zoológico conta com cerca de 800 aves, pelas quais foram tomadas medidas especiais como o fechamento parcial do recinto, à espera da realização dos exames necessários.

O tipo de análise será estipulado com as autoridades sanitárias, segundo Voraseck, e dependerá da opinião dos veterinários e da distância à qual se encontram os animais do pavilhão dos pelicanos, fatores que serão discutidos hoje em reunião.

“Os demais animais do zoológico não foram contagiados com o vírus H5N8. Também não existe nenhum perigo para nossos visitantes, podem vir tranquilos”, afirmou o veterinário austríaco.

Ainda não se sabe como os pelicanos foram contagiados, embora Voraseck suspeite que pode ter sido pelo contato com uma ave selvagem. “Tivemos no zoológico algumas, mas não encontramos nenhuma morta”.

O zoológico de Schönbrunn tinha uma das maiores colônias de pelicanos-crespos do mundo, mas os responsáveis ainda não sabem se os exemplares sacrificados serão substituídos, concluiu Voraseck.