Redação (12/12/2007)- A 11ª Rodada Goiana de Tecnologia em Manejo de Suínos, promovida pela Associação Goiana de Suinocultores (AGS), com apoio da Tortuga, foi realizada no dia 07 de dezembro, em Goiânia, e reuniu mais de 400 pessoas entre produtores, técnicos e estudantes.
O tradicional evento de suinocultura da região Centro-Oeste recebeu palestrantes de todo o Brasil que discorreram sobre diversos temas atuais."A Rodada de Tecnologia já se tornou referência regional pela realização de palestras e debates com importantes especialistas do setor", destaca o Dr. Leonardo Porto de Lira, Assistente Técnico da Tortuga, no Estado de Santa Catarina. Na avaliação do técnico, esse encontro é de extrema importância para todos os envolvidos com a suinocultura na região de Goiás, pois, o conhecimento adquirido durante o evento reflete diretamente na melhora da produção.
Na palestra intitulada "Utilização de Alimentos Alternativos e Suas Limitações" o técnico ressaltou a necessidade da busca de ingredientes alternativos na alimentação de suínos. "Essa ação é primordial devido ao crescimento da produção suinícola e o conseqüente aumento do consumo de ração, o que gerou uma alta demanda mundial de grãos, com significativa elevação de preços de milho e farelo de soja", explica.
Além disso, o Dr. Leonardo ainda expôs que o foco principal para o sucesso da atividade está na necessidade de atender às exigências nutricionais dos suínos, gestão ambiental, melhora na produtividade e segurança alimentar. "Atualmente, é fundamental buscar novos ingredientes para a alimentação dos suínos, seja pela escassez de alguns deles no mercado, seja para suprir as exigências nutricionais completamente. O criador precisa buscar novas fontes de energia, novas fontes de aminoácidos, proteínas e minerais para atender às necessidades nutricionais e também para apressar o desenvolvimento da criação, gerando mais lucro", finaliza. Outro aspecto discutido na reunião foi a capacidade de o produtor atender às legislações ambientais e diminuir a poluição causada pelos dejetos dos suínos.
Segundo a AGS, o evento teve como objetivo mobilizar os segmentos ligados à suinocultura para divulgação, reflexão e discussão dos mais variados assuntos ligados a esta área de negócios, além de otimizar o conhecimento técnico-científico e o intercâmbio para aprimoramento profissional.