Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Adubo orgânico é opção lucrativa

<p>Os agricultores descobrem, cada vez mais, as vantagens desse tipo de fertilizante.</p>

Redação (26/08/2008)- O uso de adubo orgânico, muito comum nas pequenas propriedades rurais, agora está se estendendo para áreas maiores. Os agricultores descobrem, cada vez mais, as vantagens desse tipo de fertilizante. Principalmente agora, com o aumento no preço de alguns componentes dos produtos químicos.

O agricultor John Peter olha para a plantação e vê na beleza das mudas a boa qualidade da terra. Além dos fertilizantes químicos, na propriedade é usado o adubo orgânico. A combinação de nutrientes traz lucros para o produtor e benefícios para o meio ambiente. Diminuem os custos de produção e melhora o solo.

“Nós compramos um pouquinho de esterco de peru, grande parte de frango que temos na propriedade e esterco líquido de porco”, contou Peter.

Uma pesquisa comprovou que uso desse tipo de material reduz a erosão da terra desde que seja aplicado pelo menos dois dias antes da chuva.

“Ele aumenta a infiltração de água no solo. Com essas chuvas torrenciais mais fortes e mais freqüentes, a infiltração aumenta causando uma diminuição da erosão. Então, essa é uma conseqüência indireta do uso do esterco, do dejeto, do adubo orgânico na propriedade”, explicou o agrônomo Volnei Pauleti.

Há cinco anos o adubo orgânico é usado na fazenda. Neste tempo os proprietários perceberam uma melhora na qualidade do solo e aumento na produtividade.

Na plantação de trigo foram aplicadas seis toneladas de esterco de peru por hectare. O adubo é usado também como alternativa para os fertilizantes químicos.

“A única dificuldade é a obtenção do material. Está muito difícil a obtenção. Muitos agricultores, a partir deste ano, foram buscar adubação orgânica”, falou Tiago Taques Fonseca, agricultor.

A tonelada do adubo orgânico custa entre R$ 50,00 e R$ 70,00. A pesquisa foi feita pela Fundação ABC, uma instituição criada pelas cooperativas da região de Ponta Grossa.