Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Adubo versus Cama

Como fazer a melhor opção?

Redação AI 23/09/2003 – De acordo com os Drs. Henuk e Dingle, da The Worlds Poultry Science Association, dois tipos de subprodutos são aproveitados das granjas avícolas: o adubo convencional e a chamada cama de aves, sendo que cada um deles apresenta algumas vantagens na utilização.

Caso o produtor faça a opção de obter o adubo tradicional com a criação de suas aves, ele deve estar a tento a uma série de itens como quantidade de água ministrada às aves e o tipo de dieta a qual os animais estão submetidos.

Por outro lado, quem optar pela cama de aves, terá em mãos um produto que possui uma composição muito mais variada, pois esse tipo de “adubo orgânico” é constituído por restos de dejetos, ração e penas deixados no chão dos galpões das aves. No entanto, a eficácia desse sistema, assim como o adubo, depende de uma série de observações.

Porém, ao se fazer a opção, o produtor deve analisar não apenas o aspecto nutricional, tem também que colocar em questão o aspecto financeiro, fazendo sua escolha pelo método que propicie melhores resultados em relação aos custos.

Como conclusão, deve-se explicar que para a verificação do valor nutricional contido no adubo orgânico, torna-se necessário analisar a composição do material recolhido do chão dos galpões.