Redação (06/06/06)- A irlandesa AgCert, que opera no Brasil há dois anos, recebeu aprovação do governo federal para o desenvolvimento de nove projetos para geração de créditos de carbono. Josefa Garzillo, gerente de novos negócios da empresa no país, afirmou que os projetos envolvem a instalação de biodigestores (instalações que permitem a redução de emissão de gases geradores do efeito estufa) em 165 granjas espalhadas por 11 Estados.
A expectativa é gerar 640 mil créditos de carbono com esses projetos, a partir da redução da emissão de 6,4 milhões de toneladas de carbono em um prazo de dez anos. No mundo, a empresa prevê a comercialização de 20 milhões de créditos em dez anos. “Este ano, outros 15 projetos serão submetidos à aprovação no Brasil, devendo favorecer 115 granjas de pequeno e médio portes no país”, disse ela.
A AgCert espera investir no Brasil R$ 100 milhões este ano com a instalação de cerca de 400 biodigestores. Já foram instaladas 275 unidades em 13 Estados. A empresa espera arrecadar R$ 3 milhões por ano em créditos com as unidades atuais. A AgCert é uma empresa de capital aberto e tem unidades no Brasil, Canadá, EUA, Irlanda e México. Em