Redação AI 12/05/2004 06h17 – A água da chuva é um importante recurso natural que pode ser aproveitado pelos produtores avícolas em suas propriedades. É necessário, no entanto, um correto sistema de captação estruturado de acordo com a realidade da granja, além de critérios para aproveitá-la de forma eficiente.
Em artigo publicado na Avicultura Industrial, os pesquisadores Carlos Cláudio Perdomo, da Universidade de Contestado (UnC), e Elsio Antônio Pereira de Figueiredo, da Embrapa Suínos e Aves, destacam que muitos produtores encontram dificuldades com a disponibilidade de água durante a estiagem, mesmo em algumas regiões de Santa Catarina, apesar do seu alto potencial hídrico.
No artigo, o produtor encontra critérios que deve seguir para dimensionar o seu sistema de coleta, armazenagem, tratamento e uso da água da chuva. É bom lembrar que está água não deve ser utilizada para consumo humano e só oferecida as aves em casos extremos de falta dágua. Ela pode ser aproveitada para o bem-estar do animal como nebulização e serviços de limpeza e higiene de equipamentos e instalações. Também pode ser usada para banho e lavagens de roupas ou descargas no banheiro das residências.