[quotes_menu]

Alerta no Canadá

<p>A criação de frangos em residências (fundo de quintal) necessita de certos cuidados para evitar surtos de doenças.</p>

Redação (30/10/2008)- Os criadores de "galinhas de fundo de quintal" devem tomar diversos cuidados no manejo das aves, evitando doenças. E, caso apareça alguma, o criador deve dar o seu melhor para eliminar o foco. É o que afima o serviço de inspeção federal alimentar do Canadá.

A agência Canadian Food Inspection Agency (CFIA) e o Ministério da Agricultura estiverem presentes na Trent University, destinada a donos de pequenos plantéis de aves de fundo de quintal. O foco do encontro foi o reconhecimento e a prevenção de doenças como a gripe aviária e da doença de newcastle. A CFIA afirma que estes pequenos produtores, mesmo tendo pouca representatividade no número de aves criadas, têm maior exposição à aves migratórias selvagens, transmissoras de doenças.

Um dos conselhos mais importantes dado para os pequenos criadores foi "chamar um veterinário, no caso de uma ave doente".