Redação AI 17/03/2004 08h35 – Como é de conhecimento dos produtores de aves, bons resultados econômicos e também sanitários em uma criação de frangos de corte são obtidos quanto consegue-se bom crescimento e uniformidade das aves até o fim da segunda semana.
Quando as metas de ganho de peso diário são cumpridas, principalmente nos primeiros 10 dias de vida, tem-se a certeza de boa conformação de órgãos e sistemas, ou seja, há um crescimento harmônico dos sistemas cardio-respiratório e digestivo, principalmente, coração, pulmão e intestinos.
A primeira semana é quando as aves apresentam maior crescimento de sua vida, mas de quatro vezes o peso do primeiro dia. É também nessa fase que apresentam a melhor conversão alimentar. É, portanto, o período mais crítico e decisivo da criação.
O crescimento do frango de corte não depende somente da linhagem e do sexo, mas, principalmente, do somatório de outros fatores como sanidade, nutrição, ambiência e manejo.
O manejo dos frangos e o resultado do lote começam no momento do alojamento (recebimento) dos pintinhos. Algumas medidas de controle no recebimento das aves é garantia antecipada de bons resultados. Entre as quais, aquecer o aviário duas horas antes do alojamento, deixando a temperatura da pinteira, entre 30o. e 32o; deixar os comedouros e as bandejas abastecidas com ração e estar esperando as aves com, no mínimo, quatro pessoas.
Colaboração: Ivar Caovilla, médico veterinário Alfa