As artrites e poliartrites correspondem a alterações inflamatórias intra-articulares de uma ou de várias articulações e são geralmente causadas por infecção bacteriana, embora possam também ser de origem traumática. Essa condição ocorre em suínos de todas as idades. Dados da literatura mundial dão conta de que a artrite é um problema comum nos suínos na maternidade e afeta cerca de 18% das leitegadas e 3.3 % dos leitões após 4 dias de idade.
Por sua vez, relatos na literatura informam que as condenações de abate provocadas pela artrite infeciosa são equivalentes a duas carcaças inteiras e 49 carcaças parciais para cada 10.000 suínos abatidos.
No contexto de certas doenças específicas capazes de causar artrites, dados estatísticos demonstram que os suínos condenados devido à artrite têm maior probabilidade de estarem afetados pela Erisipela ou pneumonia do que os suínos não condenados. A mortalidade devido a Poliartrite é cerca de 1.4 % e é mais elevada no inverno. Os leitões lactentes são os mais afetados e morrem até três semanas de idade, mas 32% dos animais não morrem antes de 4-5 semanas de idade.
Dados estatísticos demonstram que há uma menor incidência de poliartrite em animais do sexo feminino; em leitões de porcas multíparas; de pequenas leitegadas; em rebanhos fechados e em rebanhos que não praticam o manejo de corte de dentes em recém-nascidos e/ou de corte de cauda.
Confira a matéria na íntegra, clicando AQUI