Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Aviário modelo

Embrapa Suínos e Aves apresenta uma proposta de aviário modelo durante a Expointer 2010, no Rio Grande do Sul.

Aviário modelo

Uma proposta de aviário modelo, onde são apresentadas sugestões práticas para a manutenção da qualidade sanitária da granja, e um modelo de captação de água da chuva são os trabalhos que a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) apresentará na Expointer 2010, que ocorre em Esteio/RS, de 28 de agosto a 05 de setembro. Também será exposto, no pavilhão de suinocultura, o Suíno Light Embrapa MS 115.

Para o aviário modelo, as sugestões apresentadas pela Embrapa envolvem práticas e tecnologias que estão à disposição de todos os avicultores, como cortina vegetal, portões de acesso para caminhões com arco de desinfecção, clorador para tratamento de água, placas de advertência, tela anti pássaro, composteira, vestiário para troca de roupas e destino adequado dos resíduos. Algumas são exigências da lei, regulamentadas pela Instrução Normativa n°56, de 4 de dezembro de 2007, alterada pela IN n°59 de 02 de dezembro de 2009.

“Na produção de frangos de corte ou galinhas de postura, é preciso prever a proteção sanitária dos plantéis e a adoção de tecnologias e práticas adequadas para a diminuição de riscos da entrada de agentes infecciosos e contaminantes nas instalações de produção”, afirmou o técnico em agropecuária Jacir Albino. “Queremos mostrar ao produtor a configuração ideal para um aviário, observando os cuidados necessários com a biossegurança e o bem-estar das aves”, explicou.

Cisterna

Outro assunto que tem chamado muito a atenção do público é a captação da água da chuva, que surge como uma opção para auxiliar no atendimento da demanda de água de limpeza nas propriedades, principalmente em períodos de estiagem. A cisterna, tecnologia usada para este fim e apresentada pela Embrapa Suínos e Aves, deverá ter a capacidade para armazenar água suficiente para atender a demanda da propriedade por um período mínimo de 15 dias.

Para uma melhor qualidade da água, pesquisadores da Embrapa recomendam que a captação seja feita somente dos telhados das edificações. Os modelos são variados e podem ser retangulares, quadradas, cilíndricas ou cônicas. Também há várias opções de material para a construção da cisterna, como vinimanta de PVC, manta de PEAD, fibra de vidro, alvenaria, ferro cimento ou concreto armado.