Redação AI 09/09/2003 – Qual é a melhor balança? O melhor método? Como pesá-las de maneira correta?
Geralmente as aves devem ser pesadas semanalmente. Nas duas primeiras semanas, elas podem ser pesadas em grupos de 5 a 10 animais, entretanto, após esse período deve-se pesa-las de maneira individual. Nunca se pode pesar menos de 75 aves por dia, afinal, para se garantir que a totalidade dos animais se desenvolva de maneira uniforme, é indispensável avaliar, constantemente, um grande número de exemplares.
Balanças manuais ou automáticas?
Outra dúvida que assombra os criadores consiste no fato de se escolher entre a pesagem manual ou automática. Existe, na avicultura, uma espécie de lenda que afirma que o método manual de pesagem é o mais satisfatório, no entanto, sabe-se, hoje, que isto nem sempre é verídico, afinal, na medida em que os aparelhos utilizados na pesagem se desenvolvem tecnologicamente, os resultados tornam-se cada vez mais precisos.
Outro aspecto relevante é que quando se faz uso de métodos manuais há sempre o risco de que as pessoas responsáveis em colher os dados se enganem quanto à escala da balança. Erro inexistente quando se utilizam aparelhos eletrônicos.
Segundo a experiência de criadores que optaram pela balança eletrônica, durante as cinco primeiras semanas de vida é possível verificar com exatidão o peso dos frangos.
Entretanto, como as balanças eletrônicas possuem a forma de uma plataforma, há quem afirme que os dados colhidos não são confiáveis, afinal, os animais com menos peso tendem a ser mais espertos e ágeis, sendo assim, é provável que o mesmo frango suba várias vezes no aparelho, ao passo que aqueles animais mais pesados e menos rápidos não subam na plataforma, portanto não seriam pesados.
Logo, é preciso que se desenvolva um sistema de pesagem que evite esse tipo de falha, argumentam os produtores.