Redação (09/03/2009) – No Reino Unido, o bem-estar animal é a principal prioridade para as indústrias de carne halal. Será lançado no país um novo DVD sobre este tipo de carne. Segundo o consultor Nizar Boga, tradição islâmica estaria sendo derespeitada no país.
"O bem-estar é a principal lei da teologia muçulmana. Verificamos a falta dele na hora do abate, quando as pessoas esquecem os direitos dos animais. Direitos dos animais estão no topo das tradições islâmicas", afirmou Boga.
O conceito da carne halal é mal interpretado. Boga acrescentou que descobriu um lote produzido pelos seus companheiros muçulmanos que não segue a doutrina halal. Ele também falou que há uma minoria de "açougueiros halal" que vende a carne da forma incorreta. "As pessoas aceitam o produto como parte dos rituais muçulmanos. Isto é errado", afirma.
De acordo com Tony Goodger, gerente comercial da Foodservice, o DVD foi criado para mostrar a qualidade da carne halal produzida no Reino Unido.
Normas a serem abordadas
"Nesse momento, na minha opinião, a produção de carne halal evolui num sentido deslumbrante", disse Boga.
Boga apela para as organizações fora da comunidade muçulmana, como Defra, EBLEX, Agência Food Standards e a União Nacional dos Fazendeiros para ajudar na organização de normas para a produção de carne halal.