Pela primeira vez no Brasil o Ministério da Agricultura, a Embrapa, a Universidade, as entidades representativas da indústria e dos produtores de suínos e o setor privado vão discutir de forma clara o tema das gaiolas de gestação na suinocultura brasileira e um possível modelo de transição para gestação coletiva. O evento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), World Animal Protection e o Centro de Estudos Comparativos em Saúde e Bem-Estar Animal da Universidade de São Paulo, vai acontecer em Brasília nos dias 24, 25 e 26 de novembro.
No dia 25, na parte da tarde, o painel “Visão da Cadeia Produtiva para Implementação da Gestação Coletiva de Matrizes Suínas” vai discutir um possível modelo de transição do sistema de gestação em gaiolas para o sistema de gestação coletiva, e também apresentar os desafios para produtores e agroindústrias na implementação desse sistema na produção de suínos do Brasil. O encontro também vai ter a participação de um representante da suinocultura norte americana que vai discorrer sobre a percepção dos produtores de suínos da América do Norte a respeito dos sistemas de gestão coletiva.
Além da discussão técnica, haverá no dia 24 de novembro uma reunião fechada entre o governo brasileiro, entidades setoriais e representantes da União Europeia para discutir o plano de ação Brasil-Europa em bem-estar animal. Brasil e União Europeia assinaram protocolo de cooperação técnica em bem-estar animal durante a 6ª Cúpula Brasil União Europeia, no dia 24 de janeiro de 2013. A parceria prevê o intercâmbio regular de informações e cooperação técnica para a melhoria dos sistemas de criação dos animais destinados a produção de alimentos, do seu nascimento ao momento do abate.