Redação (16/11/06) – O biodigestor é um equipamento ou aparelho destinado à produção de biogás, ou seja, um conjunto ou mistura de gases, produzidos através da transformação de resíduos e detritos orgânicos de qualquer natureza. Barato, eficiente e de fácil construção, pode ser construído de alvenaria, pelo próprio produtor rural, ou adquirido já pronto, de outros tipos e capacidades diversas.
Depois de sua utilização para a produzir o biogás, os materiais se transformam em um excelente adubo orgânico para lavouras, hortas, jardins, pomares, etc. e que pode servir, em alguns casos, para a alimentação de peixes e para compor rações para alguns animais.
O biodigestor produz o biogás pela fermentação, em ambiente anaeróbio, das matérias nele colocadas. O biogás é formado pela mistura de vapor de água, gás carbônico, gás metano e outros, predominando o metano, com 60 a 80% do volume total, embora essas percentagens possam variar, de acordo com os materiais utilizados na sua produção.
Manejo dos biodigestores
Os mais comuns são, em geral, carregados todos os dias, após a descarga do material já utilizado e transformado, como já mencionamos, em um excelente adubo orgânico, que vai para depósitos ou diretamente para as lavouras. Para fazê-lo funcionar colocamos, em partes iguais, as matérias fermentáveis e a água e, depois, os misturamos bem.
A quantidade de gás produzida por dia, varia de acordo com a matéria prima nele utilizada e principalmente, com a capacidade do próprio biodigestor. Para darmos uma idéia da produção e do consumo de biogás, basta citarmos que uma casa de família, com 5 pessoas, gasta em média 10m (metros cúbicos) desse gás, por dia. Para produzir essa quantidade gastamos, também por dia: 50kg de esterco de galinha ou 120 de suíno ou 250 de bovino ou, então, 250kg de palha de arroz, milho ou de outros cereais.
Os primeiros biodigestores utilizados no Brasil, eram do tipo indiano e do tipo chinês mas, atualmente, a tecnologia de biodigestores desenvolvida no Brasil já superou os resultados obtidos com os antigos modelos.
Esses aparelhos podem produzir gás suficiente para várias utilizações, especialmente para gerar energia elétrica através de geradores de eletricidade movidos a biogás. Esta eletricidade produzida é utilizada nas dependências da propriedade rural, diminuindo o custo com a eletricidade da rede pública ou gerando energia em localidades nas quais a rede pública não é disponível.
Mais informações: http://www.ruralnews.com.br