Redação (08/11/06) – O Programa de Geração Distribuída de energia produzida a partir do biogás ganhou novo reforço com a assinatura, nessa terça-feira (07-11), em Curitiba (PR), de parceria entre empresas de geração e de distribuição, tendo à frente a Eletrobrás e a Itaipu Binacional, institutos de pesquisas e entidades representantes de produtores rurais. Pela parceria, quem aderir ao programa tem a garantia de que o excesso de energia que produzir será adquirido por uma concessionária.
A energia oriunda do biogás é produzida com a utilização de dejetos animais, principalmente em granjas de suínos, que, além de ser utilizada nas próprias instalações, também poderá ser vendida. A paranaense Copel, por exemplo, se dispõe a adquirir qualquer quantidade de energia acima de cinco megawatts, como exemplifica o agrônomo Cícero Bley Jr., assessor da Itaipu Binacional. Ele explica que um produtor de suínos com mil animais tem condições de produzir cinco vezes o total de eletricidade consumida na granja.
Bley lembra que no Brasil existem cerca de 40 mil granjas de suínos e aves em condições de participar do projeto. “O programa poderá representar 2% de todo o consumo brasileiro, ou o equivalente à produção de uma usina hidrelétrica de médio porte”, prevê.