Pellets de biomassa de cana-de-açúcar |
Redação (03/09/2008)- O Brasil, em função de suas extensas áreas, clima favorável e desenvolvimento agrícola é produtor potencial de biomassa, seja ela proveniente de resíduos agrícolas ou industriais ou de plantios específicos/dedicados.
O consultor Jorge Monteiro, da Global Capital Biomassa & Biocombustíveis, aponta a utilização da biomassa como energia alternativa para o aquecimento em aviários. “Esta é uma tendência mundial de contribuição para a preservação do meio ambiente, fazendo uso de combustíveis de baixo impacto ambiental, limpo, renovável e auto-sustentável”, explica Monteiro. “E, na busca por maior competitividade, reduzindo os custos com energia e visando promover o equilíbrio econômico e ambiental, é possível adequarmos os sistemas de aquecimento dos berços aviários, com maior eficiência energética, economia e conscientização ambiental, substituindo os sistemas que atualmente fazem uso de combustíveis fósseis para geração de energia”.
Pellets de pinus |
De acordo com o consultor, que desenvolve uma pesquisas nessa área, revela que as principais matérias-primas utilizadas na geração desta energia “limpa” são os resíduos de madeiras, resíduos industriais (processadores de alimentos), resíduos da indústria sucroalcooleira e culturas específicas como o capim-elefante e a mamona.