Redação (22/08/2008)- O plantio de árvores ao redor das granjas avícolas pode reduzir as emissões de poeira, amônia e mau-cheiro. De acordo com George W. Malone, Ph.D., da Universidade de Delaware, algumas emissões foram cortadas pela quase metade. Além disso, as árvores também reduzem o consumo de energia, pois são bem diferentes dos sistemas de ventilação tradicionais.
Malone, que também é especialista aviário, explica que as árvores começaram a assumir um novo papel na indústria avícola no ano 2000, quando moradores que residem próximos a granjas da Península Delmarva reclamavam da poeira e odores, mesmo com os novos sistemas de ventilação locais. Em relatório, a equipe do especialista sugere que o plantio de árvores pode reduzir tais entraves, melhorando a qualidade do ar e da água. "Nossa analise propõe uma solução para resolver os problemas com a qualidade do ar e a emissão de amônia das granjas avícola", diz.
Segundo Malone, um "filtro vegetal", ou seja, o planto de três fileiras de árvores não muito altas ao redor das granjas, pode reduzir a poeira em 56%, a amônia em 53% e o mau-cheiro em 18%.