Brasil e União Europeia assinaram protocolo de cooperação técnica em bem-estar animal durante a 6ª Cúpula Brasil União Européia, nesta quinta-feira (24), no Palácio do Planalto. A parceria prevê um grupo de trabalho para intercâmbio regular de informações e cooperação técnica para a melhoria dos sistemas de criação dos animais destinados a produção de alimentos, do seu nascimento ao momento do abate.
O protocolo foi elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) com a colaboração do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA/SDA).
A União Européia é um dos mercados mais exigentes e demanda por tratamento adequado aos animais de produção. De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, a parceira firmada pelo Brasil promove a troca de informações e conhecimentos técnicos científicos no assunto.
“A assinatura do termo de cooperação é um avanço no entendimento dos técnicos brasileiros e europeus, especialmente para estudos e treinamentos, visto as diferenças significativas entre Brasil e Europa quanto suas condições climáticas, culturais e logísticas, que interferem significativamente no bem estar dos animais de produção”, explicou o secretário.