[quotes_menu]

Capacitação

Centro de Treinamento do Senar-MT capacita mulheres para operação de máquinas agrícolas

Centro de Treinamento do Senar-MT capacita mulheres para operação de máquinas agrícolas

A presença feminina no agronegócio mato-grossense tem crescido e se destacado nos últimos anos. Resultado disso é a busca por mão de obra capacitada no campo através de cursos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso. Nesta semana, o Centro de Treinamento da instituição em Sorriso, em parceria com o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, realizou o curso em Operação e Regulagem de Tratores Agrícolas para 10 mulheres.

Gleiciane Brito Januário, 31 anos, é estudante em técnico agrícola e já está inserida no mercado de trabalho do agro. A busca por qualificação profissional foi um dos motivos que fizeram a aluna buscar o curso oferecido pelo Senar.

“Estou amando a experiência porque nunca tive contato com tratores, e para mim está sendo muito vantajoso a experiência de aprender na prática, fazer a operação e dirigir”, relata Gleiciane.

Antes mesmo de concluir o curso, Jenilma Hermínio, de 51 anos, já está com uma vaga garantida para trabalhar na colheita de grãos em uma propriedade rural da região. Ela conta que as aulas oferecem experiência, aprendizagem e preparação para o trabalho no campo.
“ Tenho muitas oportunidades aqui e estou gostando muito. É um curso que enfatiza a prática para a área de trabalho rural e só tenho a agradecer ao Senar pelo Centro de Treinamento e ao Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde”, disse Jenilma.

Tratores e máquinas usados na rotina do campo dispõem cada vez mais de recursos técnicos, a sua operação exige competências e conhecimentos técnicos precisos que garantam bom desempenho no trabalho. Realizado no Centro de Treinamento de Sorriso, o treinamento segue também as orientações do fabricante New Holland, que também é parceira do Senar-MT na idealização do curso através da fábrica CNH Industrial Latin América LTDA e a concessionária Amazônia Máquinas.
Segundo o supervisor do CT de Sorriso, Fábio Pires, há uma demanda aquecida no número de mulheres que buscam qualificação voltadas às máquinas e tecnologias embarcadas nelas, mesmo que a profissional tenha ou não experiência com esse tipo de equipamento.“Graças às parcerias, é possível disponibilizar tudo que há de mais moderno em tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas, que vão desde o preparo do solo à colheita, visando um melhor rendimento operacional, diminuindo custos e melhorando a eficiência dos trabalhos realizados no campo, através da qualidade dos treinamentos ministrados no centro de treinamento”, disse Fábio.