Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comissão de Agricultura discute sistemas de produção de suínos

<p>Santa Catarina terá atenção especial por ser o maior exportador brasileiro desse tipo de carne.</p>

Redação (03/12/2007)- A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove na quinta-feira (6) audiência pública para discutir os sistemas independente e integrado de produção de suínos, principalmente em Santa Catarina – maior exportador brasileiro desse tipo de carne. A reunião foi sugerida pelo deputado Celso Maldaner (PMDB-SC).

No sistema de integração, o produtor faz contrato de entrega de produção para determinada indústria e dela recebe os insumos (alimentos e medicamentos) e a orientação técnica para seu trabalho. O acerto de contas com a integradora é feito no momento da entrega dos animais no frigorifico. A vantagem para o produtor é a garantia de mercado para seus animais, embora possa haver casos de retenção dos suínos nas granjas em épocas de superoferta.

Em contrapartida, no sistema de produção independente, o produtor executa todas as fases: cria o leitão do nascimento até o abate e não tem nenhum vínculo com agroindústrias. Ele compra animais reprodutores e insumos no mercado, sem fornecedor fixo. Neste caso, ele é livre para fixar o preço de sua mercadoria. Em épocas de grande oferta de suínos, porém, ele também encontra dificuldades para colocar seus animais no mercado e é forçado a reter os suínos na propriedade até conseguir comprador.

Foram convidados para a reunião:
– o juiz federal da Vara Agrária de Chapecó (SC), Ermínio Amarildo Darold;
– o presidente do Sindicato Patronal dos Avicultores de Santa Catarina, Valdemar Kovaleski;
– o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Wolmir de Souza;
– o presidente do Sindicato da Indústria do Fumo, Iro Schümke;
– o representante da indústria de carnes de Florianópolis Ricardo Gouveia.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 6.