Redação SI 18/02/2004 – 10h00 – Um modelo de composteira para suínos mortos e restos de parição está surgindo como uma alternativa ambientalmente correta e favorável à limpeza das propriedades. Sendo um processo natural de fermentação que ocorre na presença de ar e umidade, a compostagem faz com que suínos mortos e restos de parição sejam decompostos pela ação de microorganismos. A vantagem do modelo de composteira proposto é a eliminação dos agentes causadores de doenças (bactérias, ovos de parasitos, vírus etc.).
Para fazer uma composteira, o produtor precisa de alguns itens: material aerador, que pode ser maravalha serragem, cama de aviário ou palhada de culturas; água, termômetro, ou barra de ferro; pá e regador exclusivos para uso na composteira.
A compostagem é feita de maneira intercalada, sendo uma camada de 15 cm a 20 cm de material aerador e outra camada da mesma altura com os restos de animais mortos e dejetos. Animais pequenos devem ser abertos e ter as vsceras perfuradas; animais com mais de 30kg devem ser esquartejados. Deve-se acrescentar água em quantidade equivalente à metade do peso dos dejetos.
Seguir nessa seqüência (material aerador dejetos material aerador água) até completar 1,5 metro. Depois, deixar fermentar por 120 dias. O composto resultante pode ser utilizado como material aerador.