Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Consciência ecológica

Em Santa Catarina, programa deverá diminuir a poluição dos rios causada por dejetos da suinocultura.

Redação SI 11/12/2003 – 05h40 – Os principais setores da cadeia produtiva suinícola de Santa Catarina e o Ministério Público Estadual assinaram um termo de compromisso que possibilitará a execução de um programa para reduzir a poluição ambiental causada por dejetos de suínos nas bacias hidrográficas dos rios Coruja e Bonito, em Braço do Norte, e Lageado dos Fragosos, em Concórdia.

Os produtores relacionados e que serão beneficiados com este programa, receberão os recursos, em insumos, para adequação de sus propriedades a fim de eliminar definitivamente a poluição Meio Ambiente. As regiões de Braço do Norte e Concórdia, contempladas no programa, são as possuem a maior concentração de produção de suínos e conseqüentemente de sujeira.

Os investimentos a serem aplicados nos projeto são oriundos do Banco Mundial, Bird, via Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA) do Ministério do Meio Ambiente. Os recursos para as duas bacias correspondem a aproximadamente US$ 3 milhões. perdido. Na primeira fase serão investidos US$ 500 mil para a realização de uma série de estudos para planejar as reformulações e adequações técnicas em 36 propriedades.

O restante será utilizado para implantar as melhorias em mais 200 unidades nas duas bacias, como esterqueiras, sistema de camas sobrepostas, bombas para distribuição dos dejetos e outros meios de acordo com cada propriedade.

De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, Wolmir de Souza, o produtor não precisa devolver os recursos, apenas é responsável pela mão-de-obra, além de cumprir com diversas exigências técnicas para atender a legislação ambiental e sanitária, além de realizar licenciamento ambiental na Fatma.